Muitas vezes, pessoas introvertidas se perguntam se são capazes de criar uma marca pessoal.

Na verdade, elas têm mais a seu favor do que se imagina!

Ao contrário da opinião popular, ser introvertido não quer dizer “não gostar de outras pessoas” .

Então, qual é realmente a diferença entre a introversão e demais traços de personalidade?

De uma forma bem clara: enquanto os extrovertidos precisam de muitos estímulos para ter algo a que reagir, os introvertidos são mais sensíveis a estímulos externos.

Tudo isso significa que as pessoas introvertidas focam mais no que está acontecendo dentro de si, além de valorizarem a qualidade sobre a quantidade em termos de relacionamentos interpessoais, e serem excelentes observadoras e ouvintes.

Até aqui, já deu para perceber que o caminho para todo empreendedor introvertido construir uma marca pessoal vai envolver integralmente a sua própria inclinação para o autoconhecimento.

Agora só resta te incluir mais neste assunto apresentando as cinco principais formas de você dar um up na sua imagem pessoal e profissional, diante de diversos aspectos e desafios.

Vamos lá?

 

5 ações para promover uma marca pessoal

Construir uma marca pessoal não é tão simples quando se trata de pessoas introvertidas.

E inicialmente, dar os primeiros passos parece ainda mais difícil para quem vive na timidez e receia falar em público, expressar opiniões ou demonstrar conquistas profissionais.

Por isso, listamos algumas ações específicas para simplificar e ao mesmo tempo motivar o seu processo.

Confira a seguir!

Invista na presença on-line

Uma ótima forma das pessoas introvertidas mostrarem seus grandes propósitos é divulgando as suas ideias e realizações, para que colegas de trabalho e parceiros tenham uma visão do que já fez e pretende fazer.

Nesse sentido, mesmo que você não goste de se expor, considere pelo menos investir em um currículo atualizado em alguma plataforma on-line, para firmar uma rede de contatos sólida e solícita.

Posicione-se por escrito

Geralmente, pessoas introvertidas são boas em escrever, logo, por que não aproveitar essa habilidade para demonstrar sua experiência e conhecimento na área de trabalho atuante?

Se for muito complicado se expressar em uma reunião, por exemplo, procure se posicionar por escrito: seja rascunhando um relatório durante o encontro, respondendo a perguntas ou opiniões frente a determinado assunto. 

Ensaie seu roteiro 

Uma boa alternativa para pessoas introvertidas não perderem o controle diante de uma apresentação, entrevista ou conversa importante, é ensaiar o que deverá ser dito.

Sendo assim, anote os pontos principais, desenvolva as falas, ensaie seu roteiro, e de preferência, leve-o em um papel anotado, caso se esqueça de algum detalhe.

Isso vai te deixar mais seguro e com certeza vai diminuir as chances de possíveis distrações ou gaguejos durante a sua argumentação.

Cultive bons relacionamentos

Este tópico para pessoas introvertidas abre portas a um tipo de marketing de relacionamento bastante válido: aproveite o cultivo de relações profissionais confiáveis e leais, e utilize-as como referências para o seu trabalho.

Em outras palavras: colegas que sabem o quanto você é bom no que faz podem dar boas recomendações sobre você, ampliando as melhores oportunidades.

 Cuidado com a autocrítica 

Por último e não menos importante, cuidado com o que você faz contigo, pois a autocrítica de pessoas introvertidas pode ser mais destruidora do que uma crítica vinda de outra pessoa!

Portanto, acredite mais no seu trabalho, no seu talento e no seu preparo profissional, além de manifestar humildade e empenho para corrigir seus erros e dar uma pronta solução para cada problema.

E claro, use e abuse dessas dicas a seu favor para criar uma marca pessoal de sucesso:

Sempre que fizer uma autocrítica, faça também um elogio a si mesmo;

– Jamais se compare;

– Perdoe-se pelos seus erros;

– Focar apenas nos pontos negativos faz com que eles fiquem maiores;

– Seja tolerante com seus erros, pois é errando que aprendemos e evoluímos.

Vale ressaltar com todas essas ações, que não há nada de errado com as pessoas introvertidas, ok?

Lembre-se: aceitar sua natureza como introvertido e evitar colocar as máscaras da extroversão é a chave para fazer bombar a sua marca pessoal!

Veja mais em: https://www.rocktronic.com.br/f5-news/