A pandemia veio mesmo para mudar muitos hábitos dos brasileiros, incluindo a rotina de ouvir podcasts. Essa é a conclusão de uma nova pesquisa realizada pela Globo em parceria com o Ibope, que aponta que 57% da população começou a ouvir programas de áudio no último ano.

O crescimento da área é espantoso no país. Realizada entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021 com mais de mil entrevistados, o estudo também aponta que o público que já ouvia passou a consumir mais podcasts – cerca de 31% dos participantes confirmaram esse aumento no período – e que o hábito se faz em meio a outras atividades.

De acordo com os resultados, cerca de 44% dos entrevistados escutam programas enquanto lidam com tarefas domésticas, enquanto 38% o fazem navegando pela internet, 25% antes de dormir e 24% estudando ou trabalhando.

Entre os formatos, os podcasts mais populares entre os brasileiros são os de duração curta, com os episódios de 15 a 30 minutos ganhando preferência de 31% dos respondentes. Já os de até 15 minutos ganharam voto de 21% dos entrevistados, e os de 30 a 45 minutos 20%. A partir daí, o interesse despenca: episódios de 45 minutos a uma hora obtiveram interesse de apenas 13% do grupo de pesquisa, e os de uma hora a 1h30 e de mais de uma 1h30 chegam a 9% e 5% do público respectivamente.