O projeto de gamificação da Amazon, FC Games, está sendo expandido pela gigante americana. A empresa quer “gamificar” seus armazéns para incentivar os funcionários a atingir metas e aprimorar suas eficiências. Em troca, a companhia vai dar prêmios virtuais para seus trabalhadores, como pets virtuais. Com atividades virtuais opcionais, a empresa usa o projeto para trabalhar na memorização e na otimização de tarefas.
A gamificação do trabalho é aplicado pela Amazon desde 2019. O projeto de incentivar seus funcionários para melhorar a produtividade, porém, sempre foi algo testado em poucas unidades. Agora, a expansão será para ao menos 20 estados americanos. Muitos dos jogos aplicados no processo de trabalho tendem a ser simples representações virtuais que visam acelerar a execução das tarefas. Um deles, chamado MissionRacer, move um carro por um percurso enquanto o funcionário deve colocar produtos em seus setores pré-definidos.
Alguns funcionários da companhia afirmam que o projeto é popular porque ajuda a matar o tédio entre tarefas e a repetição de processos. Outros, por outro lado, temem que seja um passo adiante de um futuro distópico no qual o sistema acompanhe e monitore a produtividade dos trabalhadores.