Olá Rocktronics, eu sou Lú Nepomuceno, especialista em Marketing Estratégico. Com vocês, uma Nanodica pra deixar de ser pokapratika no mundo digital.
Vou te passar agora, uma dica Pokahard – pra você que já entende um pouco do mercado digital.
Como fazer Co-Marketing?
Escolha um bom parceiro. Isto é primordial pra depois você não se arrepender e o que seria algo bom virar um pesadelo e gerar marketing negativo
Planeje e articule com muita antecedência
Se dentro de uma mesma empresa já é muitas vezes difícil conciliar agendas, imagine quando isso envolve pessoas que estão distantes e com as mais diversas prioridades e demandas. Vou nem comentar que vocês podem estar em estados e até países diferentes a depender do seu negócio. Geralmente são várias as etapas necessárias para fazer o projeto acontecer e é preciso encaixá-las na agenda dos dois times de marketing, e ou produção.
Aproveita e avisa seu amigo empreendedor sobre essa Nanodica!
Facilite o trabalho para o outro lado
Se você é quem está convidando outra empresa garanta que o convite seja facilmente aceitável. É muito provável que a outra empresa não estivesse pensando nisso, tenha mil outros projetos em andamento e saiba que, fazer a ação com você tem um custo.
Por isso, considere ir além e fazer sozinho o maior trabalho, tornando mais simples para o outro lado entrar na jogada. É possível pegar, por exemplo, uma parte maior da produção de conteúdo e design, a edição do vídeo entre outros. Pense também nos itens que vão ajudar o outro lado a te dar mais alavancagem: textos prontos para eles publicarem no blog, template de email marketing para serem disparados ou mesmo uma checklist de formas de promover o material já ajudam muito e garantem que o parceiro ajude nos resultados.
Sempre procure uma relação ganha-ganha
Qualquer que seja a situação, o Co-Marketing só vai ser efetivo e sustentável se tiver um ganho claro para ambos os lados. Se o parceiro não ajudar a divulgar o material ou se você não tem uma base ou algo de valor para oferecer, por exemplo, são gigantes as chances de frustração para um dos lados. Isso tende a desgastar a relação entre as empresas, prejudica as possibilidades de ações futuras e gasta um tempo considerável sem um retorno que justifique isso.
Portanto deixe claro os benefícios e custos desta relação, seja franco e organizado
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