Olá Rocktronics, eu sou Lú Nepomuceno, especialista em Marketing Estratégico. Com vocês, uma Nanodica pra deixar de ser pokapratika no mundo digital.

Vou te passar agora, uma dica Pokahard – pra você que já entende um pouco do mercado digital.

Simples… Formulários de inscrição para receber materiais ou, talvez, a assinatura de um newsletter – essas são ótimas táticas para conseguir os dados do seu futuro cliente, uma vez que esse é o tipo de conteúdo que você disponibiliza para quem te informa o e-mail.

Mas, é importante saber que esse pessoal que visita a sua página não são todos leads. Confuso? Não muito! Vamos separar os tipos de usuário para que você possa entender.

1 – Visitante

“Visitante” é um termo simples que é designado para quem acessa seu site por um tempo curto (uma única vez, por exemplo). Ou seja, o visitante não é frequente em sua página, mas, você sabe que ele esteve ali – te visitando. Ele é o primeiro contato que você terá com uma pessoa que mostrou algum tipo de interesse em seu negócio, mesmo que essa curiosidade tenha sido momentânea.

2 – Assinante

Já o assinante é a pessoa que apresentou interesse pelo seu conteúdo e, a partir desse interesse, assinou (por exemplo) seu newsletter (caso você tenha uma). O assinante acompanhará sua empresa em seus canais de comunicação (site, redes sociais etc).

A questão é que o assinante, possivelmente, não tem conhecimento de que ele possui um problema e que você tem a solução. Na verdade, ele, a princípio, busca apenas conhecimento. Por isso, ele acessa sua página constantemente.

Como os assinantes já demonstraram interesse em seu conteúdo, eles são leads em potencial.

3 – Leads

Nosso foco de hoje. Os leads estão ao seu alcance – eles apresentaram interesse, se inscreveram em seus canais de comunicação, acompanham seu conteúdo, JÁ REPASSARAM INFORMAÇÕES DE CONTATO.

Então, o lead não é só quem deixa as informações pessoais para a empresa. Ele é um contato qualificado. Ou seja, alguém que já identificou que tem um problema e sabe que precisa de uma solução.

Resumindo: o lead é um cliente em potencial e você já deve trabalhar com estratégias de marketing voltadas para ele.

Conseguiu diferenciar? Já sabe quem são seus leads? Deixe aqui nos comentários!

Ficou com alguma dúvida? Manda um inbox no meu Instagram @lulunepomuceno ou fique ligado que já tem mais dicas. Você também pode acessar em nosso site, menu inovação, todas as nanodicas! Até breve