A Hidden Hill Capital, levantou US$ 465 milhões em um novo fundo. O principal investidor é a TPG, uma das principais gestoras de private equity nos Estados Unidos.

O novo fundo será dedicado a investimentos em startups globais de logística. Mas isso não significa investir em qualquer logtech. No radar estão as startups que mantêm ou pretendem ter negócios com varejistas chinesas que já vendem ou desejam vender produtos para consumidores fora da China.

A aposta da Hidden Hill é que o setor de tecnologia da China vai acelerar sua expansão internacional motivada pelos desafios crescentes de operar dentro do próprio país. Nos últimos meses, houve um aumento na pressão regulatória em cima das companhias chinesas. A crise de Covid-19 no país é outro obstáculo.

Por conta disso, empresas de varejo na China enfrentam um 2022 complicado, pelo menos em relação à movimentação de suas ações nas bolsas de valores. Avaliada em US$ 107 bilhões, a JD.com perdeu 13% de valor de mercado desde o começo do ano. O Alibaba, que vale US$ 243 bilhões, desvalorizou 24% no mesmo período, mas ainda assim, há otimismo para uma retomada.