O Facebook acaba de anunciar o lançamento do Horizon Workrooms, um novo serviço de seus Oculus Quest 2 que busca utilizar a realidade virtual para a realização de reuniões virtuais.
Descrito pela Oculus como uma experiência que permite ao público “se encontrar para trabalhar numa mesma sala virtual, independente da distância física”, o projeto aproveita diversas ferramentas já disponibilizadas pela companhia para tornar a confraternização virtual o mais próximo possível da real.
Além de materializar o usuário em avatares digitais, o Workrooms também possibilita integrações de vídeo, rastreio de movimentos de teclado e aproveitamento de áudio espacial para reproduzir os integrantes em sua sala e permitir que estes interajam como se estivessem reunidos fisicamente.
Apesar de exigir a criação de conta por desktop, o Workrooms permite até 16 usuários por meio de VR, outros 34 como espectadores de videochamadas tradicionais e a possibilidade de tornar a reunião num evento virtual com audiência passiva.