Facebook anuncia uma nova remodelação de suas páginas públicas que entre outras coisas promete mudar um dos alicerces mais importantes da rede social: o número de curtidas. Ao invés de exibir quantas pessoas “curtem” aquele perfil público, a plataforma agora vai passar no número de seguidores para melhor mensurar o tamanho do alcance da página dentro de seu ecossistema.
A medida já vinha sendo testada nos últimos meses em perfis específicos de celebridades, mas agora está oficializada e deve ser implementada em toda a rede social no curso dos próximos meses.
O gerente de conexões públicas e monetização Asad Awan disse em comunicado. Aspas para Asad: “Vamos simplificar a forma como as pessoas se conectam a suas páginas favoritas. Ao contrário das curtidas, o número de seguidores representa o que as pessoas recebem de atualizações das páginas, o que ajuda a dar figuras públicas uma indicação melhor de sua base de fãs”. Fecha aspas.
O problema é bem simples: por mais que uma grande quantidade de pessoas pudesse curtir uma mesma página, isso não necessariamente significava que todas recebiam atualizações das mesma, se tornando uma prática comum no Facebook o ato de deixar de seguir perfis sem necessariamente “descurtir”.