O Facebook já há um tempo é criticado pela falta de transparência na hora de restringir o alcance de publicações em suas plataformas, em especial sua principal que até hoje soa como um grande mistério para muito especialista.
Para tentar começar a reparar essa questão, a companhia divulgou um guia de Diretrizes de Distribuição de Conteúdo com alguns detalhes mínimos do tipo de coisa que a rede social suprime ao invés de remover.
A lista é grande, com cerca de 30 itens listados no site oficial da empresa como tópicos a serem evitados. O Facebook busca agrupar o guia em três categorias distintas de incentivo às publicações: aqueles que servem de resposta ao feedback dos usuários (da denúncia de vídeos de baixa resolução a spams), os que estimulam os criadores a postar conteúdos de qualidade e valor (onde entra desinformação e artigos plagiados) e posts que mantém a comunidade segura (local dos conteúdos chocantes em termos de violência ou relatos inadequados de suicídio).
Ainda de acordo com o Facebook, o processo de restrição do alcance depende muito de práticas de machine learning para fazer a detecção de conteúdos vistos como problemáticos, o que significa que muitas das publicações e comentários tem a visibilidade reduzida sem o autor saber.