O Google em janeiro anunciou que ia começar a retirar cookies de rastreamento de terceiros do Chrome em busca de proporcionar maior privacidade a seus usuários, mas não havia deixado claro. Porém, agora em Março, a companhia confirmou que não vai substituir o sistema por outro similar, uma medida que na prática representa um grande golpe na indústria de publicidade online que construiu a companhia nos últimos anos.

A afirmação é explicitada no blog oficial da empresa pelo diretor de gerenciamento de produto, privacidade de anúncios e confiança David Temkin, que escreve que “uma vez que os cookies de terceiros sejam retirados, nós não vamos construir identificadores alternativos para rastrear indivíduos conforme eles navegam pela rede, ou usá-los em nossos produtos”

A medida é radical porque em tese impede que anunciantes tenham a possibilidade de rastrear o movimento dos usuários entre sites, uma medida que se torno comum na venda de publicidade online por permitir um maior entendimento de como o público se comporta na rede.

A prática gerou uma ruptura na confiança do usuário com o meio o que não quer dizer que a publicidade online esteja com os dias contados, claro, conforme o próprio Google anunciou que estão trabalhando para providenciar um novo modelo que seja menos invasivo.