Olá Rocktronics, eu sou Lú Nepomuceno, especialista em Marketing Estratégico. Com vocês, uma nanodica pra deixar de ser pokapratika no mundo digital.

Vou te passar agora, uma dica Pokahard – pra você que já entende um pouco do mercado digital.

Qualificação de Leads é o segredo para um bom funil de vendas. E se você está perdido sugiro ficar ligado aqui na Rocktronic por que quem nos houve já tá familiarizado com estes dois rapazinhos citados

Qualificar os Leads não consiste em identificar cada oportunidade de acordo com as suas características, mas tomar decisões baseadas nessa qualificação. A forma como você decide trabalhar o Lead gerado é o mais importante, pois é o que traz resultados mais rápidos e precisos para as vendas da empresa.

Veja na pratica como fazer isso:

Facilitando para o time de vendas

A qualificação garante que o time de vendas trabalhe apenas com Leads que têm a maior chance de fechamento. Diminuindo o volume fica mais fácil priorizar e investir tempo naqueles que realmente possuem interesse em seus produtos ou serviços.

Entrou um contato na lista de emails ou comentários, tire todas as dúvidas desta pessoa para saber se realmente é um lead ou alguém que “caiu de gaiato” no seu funil ou seja. Ou cara perdido é um lead ruim ou que não vai te contratar por ora.

Essa separação entre Leads bons e ruins influencia diretamente no dia a dia de vendas e nas taxas de conversão nas negociações realizadas, diminuindo a sobrecarga do time de vendas e equilibrando quantidade com qualidade. aumenta a produtividade do vendedor, o aproveitamento da base de Leads se torna maior e o custo de aquisição de clientes diminui.

Deixando o processo de geração de oportunidades mais previsível

Além de conseguir qualificar os Leads gerados, é preciso pensar também na forma e momento em que a entrega de Leads para vendas acontece. Garantir que a equipe de vendas receba Leads constantemente está muito relacionado à forma com que você qualifica a sua base e trabalha com os Leads que ainda não estão no momento de compra. Essa qualificação vai ajudar no contato com o lead e poder determinar: olha este contato precisa de mais informação, este aqui vai pra lista de promoção, este aqui precisa de um benefício mais para comprar e etc.

É importante também dimensionar o número de Leads gerados para o tamanho da sua equipe de vendas. Não entregando mais oportunidades que os vendedores conseguem abordar, assim, você evita o desperdício de Leads. Através da qualificação é possível estabelecer critérios que permitem que em momentos de alta geração de Leads apenas aqueles com o maior potencial de compra sejam encaminhados para vendas e os demais sejam trabalhados por marketing.

Como fazer isso Lú?

A princípio você pode deixar uma pessoa só  responsável por esta análise, e conforme o número de Leads gerados for crescendo, pode contratar ferramentas de automação que qualificam o lead, desde a primeira abordagem, contato, vendas até a nutrição dos Leads de forma totalmente automatizada.

Ficou com alguma dúvida? Manda um inbox no meu Instagram @lulunepomuceno que te respondo ou fique ligado que já já tem mais dicas. Você também pode acessar em nosso site, todas as nanodicas de marketing digital! Até breve