Um estudo da consultoria Accenture aponta que o crescimento do interesse de consumidores e empresas no metaverso pode fazer com que as receitas geradas nesses ambientes virtuais movimentem algo em torno de US$ 1 trilhão até o fim de 2025.
Feito com 9 mil entrevistados, o estudo divulgado na primeira semana do ano aponta que, pelo menos, 55% dos consumidores já utilizam o metaverso. A expectativa é a de que o percentual atinja 90% no próximo ano. Entre as demandas dos usuários estão uma variedade maior de aplicações e a oferta de interfaces mais simples.
Um ponto que chama a atenção no levantamento é que 55% dos respondentes consideram que metaverso pode ser um ambiente para a criação e a monetização de conteúdo. Já 70% dos usuários enxergam o metaverso como uma porta de acesso para produtos e serviços de entretenimento, fitness, varejo, turismo e saúde.
Em setembro do ano passado, o Walmart começou a apostar no metaverso ao oferecer experiências virtuais dentro da plataforma Roblox. Entre as gigantes que estão apostando no metaverso, o principal destaque é a Meta – que inclusive adotou este novo nome para focar em novos projetos e ir além das redes sociais como Facebook e Instagram.