A Netflix anunciou recentemente um Fundo para Ações Criativas, que vai investir US$ 100 milhões em conteúdos na plataforma focados em diversidade pelos próximos 5 anos.

O fundo funcionará em parceria com organizações externas que, segundo o CEO e diretor de conteúdo Ted Sarandos, têm “um forte histórico de estabelecer comunidades sub-representadas para o sucesso nas indústrias de TV e cinema”.

Segundo o comunicado, o fundo também contempla a diversidade entre os profissionais da empresa, a fim de criar, identificar, treinar e fornecer empregos para talentos emergentes em todo o mundo”.

O anúncio vem depois que a Netflix apresentou em janeiro o seu primeiro relatório de diversidade, mostrando os resultados de um estudo que avaliou filmes e séries de TV da plataforma de 2018 a 2019 sob o contexto de diversidade e inclusão.

O estudo indicou ainda que, embora os programas da plataforma tenham progredido em direção à inclusão, ainda há melhorias a serem feitas, pois “a representação racial/étnica, “personagens LGBTQI+ e personagens com deficiência ainda é rara.