O sucesso da rede social das dancinhas está fazendo outros aplicativos se mexerem. O fato é que recursos semelhantes aos do TikTok estão sendo integrados a algumas plataformas. No caso do Pinterest, as mudanças incluem um feed inicial redesenhado que o separa em duas guias: “Navegar” e “Assistir”. A primeira possui uma grade de pins, enquanto a segunda apresenta vídeos em tela vertical inteira, quase igual ao TikTok.

Por sua vez, a diferença fica no conteúdo. Ao contrário de danças virais e hits, a seção “Assistir” é um feed infinito de Idea Pin, mas que também permite aos criadores publicar vídeos em primeira pessoa com narração ou sobreposições de texto. Isso é fundamental para a empresa, pois foca na pessoa por trás das iniciativas – ou seja, os influenciadores, algo que as plataformas concorrentes já fazem há muito tempo.

Outro recurso se chama “Takes” e permitirá aos usuários reunir Idea Pins de outros criadores e interagir entre eles, criando até uma comunidade. Com o objetivo de atrair ainda mais produtores de conteúdo, o Pinterest também lançou um fundo chamado Creator Rewards, disponível apenas nos Estados Unidos, para fornecer suporte financeiro a essas pessoas e facilitar a monetização por meio de parcerias com marcas.