Olá Rocktronics, eu sou Lú Nepomuceno, especialista em Marketing Estratégico. Com vocês, uma nanodica pra deixar de ser pokapratika no mundo digital.

Vou te passar agora, uma dica Pokahard – pra você que já entende um pouco do mercado digital.

O que é co-marketing?

Co-Marketing, como o nome sugere, é um marketing compartilhado. Basicamente, são duas empresas, ou influencers que têm um mesmo público como alvo, e decidem se unir alinhando seus interesses e esforços para criarem, juntas, um impacto que não conseguiriam ter sozinhas. É muito comum vermos, por exemplo, parcerias entre companhias aéreas e locadoras de veículos, ou influencers e youtubers fazendo vídeos juntos. É por isso que digo que a tática já existe há bastante tempo. No entanto, no meio digital ela assume diferentes formas.

Por que o Co-Marketing faz sentido?

  • Construção de autoridade

Você já percebeu o quanto é comum que as celebridades andem sempre juntas? Logo, se vemos alguém andando com uma celebridade, já imaginamos que ela tenha alguma importância também. Cada mercado tem seus próprios experts e andar com eles é uma forma de se posicionar como um. Co-Marketing é uma excelente forma de mostrar a todos que sua empresa faz parte de um seleto grupo de referências.

  • Acesso a uma nova audiência

Cada uma das empresas trabalha para criar o seu próprio ativo de marketing produzindo conteúdo e investindo esforços para conseguir aumentar sua audiência. No entanto, o crescimento costuma ser um verdadeiro trabalho de formiguinha: a base cresce um pouquinho de cada vez.

Quando você usa do Co-Marketing, acessa a toda uma base, de uma empresa que foi construindo esse público justamente da mesma forma que a nossa. Com isso, ambas as empresas conseguem capitalizar melhor seus esforços e dar um salto considerável no alcance do material.

  • Economia

A intenção do Co-Marketing é justamente fazer mais com menos. As empresas dividem (mesmo que não necessariamente na mesma proporção) os custos e esforços. Geralmente o resultado é muito maior para um esforço menor ou igual a fazer sozinho.

Ficou com alguma dúvida? Manda um inbox no meu Instagram @lulunepomuceno ou fique ligado que já tem mais dicas. Você também pode acessar em nosso site, menu inovação, todas as nanodicas! Até breve