A Toro, plataforma de investimentos do Santander Brasil, anunciou a compra das fintechs Mobills e Monetus para complementar seu portfólio de serviços e ampliar a atuação no país. Com a aquisição, 10 milhões de usuários serão adicionados ao ecossistema de serviços da companhia.
Segundo comunicado, a Mobills possui uma variedade de aplicativos financeiros que contam com mais de 30 milhões de downloads. O principal deles é o app homônimo, que com 10 milhões de downloads e é voltado para planejamento financeiro do País.
“A integração dos dados de diversas instituições, em desenvolvimento pela Mobills, está alinhada ao projeto do open banking, que permitirá agregar e automatizar toda a vida financeira do cliente, independentemente da instituição financeira utilizada”, diz a Toro.
Já a Monetus é uma das pioneiras na criação de um app de investimento automatizado baseado em objetivos. Após considerar as necessidades e o perfil de risco do cliente, o app cria, executa e acompanha automaticamente uma estratégia diversificada e personalizada de investimentos. É o modelo que nasceu chamado de “robôs de investimento”. Mas depois as empresas do setor abandonaram o jargão.
“Mobills e Monetus fortalecem o ecossistema aberto da Toro com milhões de pessoas buscando melhorar suas finanças, ferramentas escaláveis de planejamento financeiro e investimentos baseadas nos objetivos dos clientes e uma rede empreendedora e descentralizada de especialistas”, diz Gabriel Kallas, co-fundador e presidente da Toro.
O executivo acrescenta que, assim como a Toro, Mobills e Monetus são empresas que crescem exponencialmente, em ritmos superiores a 100% ao ano, utilizam capital gerado pela própria atividade e já atingiram a lucratividade.
A aquisição de 100% do capital da Monetus e Mobills envolve dinheiro e troca de ações, transformando acionistas de ambas as empresas em sócios da Toro. A operação depende ainda de aprovação dos reguladores.
“As sinergias para Mobills com Toro e Monetus são muito claras. Tudo isso mantendo a independência e a liberdade de oferecer sempre o melhor para o cliente”, explica Carlos Terceiro, CEO e co-fundador da Mobills. “Os times e produtos são extremamente complementares. A Mobills dará escala e tecnologia para nosso serviço pessoal de planejamento financeiro, e a Toro ajudará a reduzir as principais fricções do nosso app de investimentos ‘goal based’”, completa Daniel Calonge, CEO e co-fundador da Monetus.