O YouTube publicou recentemente suas políticas atualizadas com foco em canais com vídeos “feitos para crianças”.

Agora, eles precisarão obedecer a um conjunto mais rígido de diretrizes se quiserem permanecer no Programa de Parcerias do YouTube (YPP).

O objetivo do YouTube é desencorajar os criadores de conteúdo infantil de divulgarem o que a plataforma descreve como peças “fortemente comerciais ou promocionais” ou que incentivem “comportamentos ou atitudes negativas”. Assim, se um canal violar esses indicativos, o YouTube pode suspendê-lo do YPP, enquanto qualquer vídeo que infrinja as regras perderá anunciantes.

No blog oficial, James Beser, diretor de Gestão de Produtos, Crianças e Família, escreveu que a empresa tem “políticas claras que proíbem conteúdo que explore ou coloque em risco menores no YouTube”. Beser pontua ainda que, só no segundo trimestre de 2021, foram removidos mais de 1,8 milhão de vídeos por violações das políticas de segurança infantil.

No Brasil, os proprietários do maior canal infantil são Maria Clara e JP, que conta com 29 milhões de inscritos. Além de conteúdos educativos, histórias e pegadinhas, os brinquedos e as compras também aparecem bastante.

Com as novas políticas do YouTube entrando em vigor, o fato é que muitos canais infantis vão precisar se ajustar a elas para evitar serem desmonetizados.