O YouTube criou e está testando uma ferramenta que detecta a violação de direitos autorais já enquanto o vídeo está sendo postado na plataforma. O recurso checa o vídeo durante o upload para detectar quaisquer problemas relacionados a quebra de direitos autorais no conteúdo.
Os problemas podem ser verificados e contornados antes de o vídeo ser publicado, evitando assim que o canal responsável pelo conteúdo leve um strike da plataforma – vale dizer que, hoje, o YouTube possui um sistema que deleta permanentemente um canal caso ele chegue à marca de três strikes. Os proprietários de direitos autorais que encontrarem violações por meio do sistema de Content ID podem bloquear a visualização de um vídeo, rastrear suas estatísticas e até desmonetizá-lo.
Por ora, a ferramenta parece ser exclusiva para desktop, mas por se tratar de um período de testes, é provável que com o tempo, dispositivos mobile também tenham acesso à ferramenta. A novidade é importante tanto por proteger conteúdo protegido por direitos autorais, quanto para proteger os usuários que possam estar acidentalmente infringindo as regras da plataforma.
É comum que canais recebam sinalizações ou strikes por postarem conteúdo de terceiros sem saber que o estão fazendo. Com isso, os canais estariam mais protegidos de acidentes que poderiam acarretar numa desmonetização ou até no banimento das contas – sem falar, claro, no fato de que tal ferramenta também ajudaria o YouTube a impedir que sua plataforma seja usada para pirataria.